UX Design no Marketing Digital

Faça do UX Design o seu aliado no marketing. Veja a análise no post!


Talvez você esteja acostumado a ver o termo UX Design ligado à programação de software ou prototipagem. Mas, a "experiência do usuário" (que é o significado de UX Design) tem tudo a ver com o marketing. O UX Design contribui para o desempenho de produtos e sites relacionados ao marketing é frequentemente mal compreendida e subestimada pelos profissionais de marketing. Especialmente por alguns preocuparem-se muito com a estratégia e interface e se esquecerem do cerne da questão, o usuário. UX Design é algo relacionado à pesquisa com usuários, interação com o usuário, validação do usuário e engajamento.

Então, "de cara" já trago o que considero mais importante no UX Design, conhecer o usuário, o seu cliente, e tornar a experiência, a jornada dele, "apaixonante" no contato com a sua marca, site, app ou produto. Trocando em miúdos, fazer do cliente o centro da coisa toda. Parece óbvio, mas, é preciso muita clareza e dedicação para isso de fato ocorrer.

User - Conhecer Para Conquistar

Quem é o seu cliente/usuário? Como são e se comportam o público com quem você quer se comunicar? Essa breve reflexão pode impactar fortemente o seu produto. Seja um website, um formulário, um aplicativo, tudo pode ser personalizado para aquele público específico. Quando o profissional pensa no produto em si, ele até pode prever alguns problemas, deixar tudo bonito e organizado. Mas, apenas quando a coisa é específica que encanta o cliente. Ou seja, além da funcionalidade, a usabilidade (praticidade) e relevância devem coexistir. E existem ferramentas que podem ajudar nesse momento.

O próprio Google - com o Analytics, Search Console e Google Ads - pode ser um aliado para compreender quem são esses usuários. O monitoramento do Hotjar também é muito esclarecedor, apontando como o internauta interage com seu site. E plataformas como a Navegg trazem uma solução completa extraindo dados e mostrando relatórios poderosos de perfis dos usuários.

Além desses dados, uma boa pesquisa ajuda a ser mais específico. Saber as particularidades do seu nicho ajudará bastante num UX Design eficiente. Seu público é mais ligado em números, coloque as estatísticas primeiro, o texto argumentativo depois. Os detalhes do produto e como usá-lo são importantes para o cliente, coloque um vídeo demonstrativo, depois traga a especificação técnica. Se for um público mais direto, não encha linguiça, coloque logo o botão "comprar" ou "saiba mais". Pense no cliente, na jornada dele e tente fazer essa experiência positiva.

eXperience- O momento da conquista

Quem sabe você já se deparou com a seguinte situação, faz uma pesquisa no Google, clica em um dos links que aparece, e quando chega lá no destino, simplesmente não encontra a informação pela qual fez a busca, ou acaba se tornando um tormento encontrá-la. Outra bem comum, o cliente escolhe um produto para comprar no seu e-commerce, daí coloca no carrinho, e quer fazer o cálculo para saber quanto fica o frete antes de comprar, e simplesmente não consegue. O checkout torna-se nebuloso e ele acaba desistindo da compra. Uma das preocupações do marketing digital é garantir que a jornada da pessoa que resolveu clicar no seu link seja agradável e satisfatória, no sentido de concluir a ação proposta. Essa forma de pensar faz parte do UX Design, que é a ferramenta (ou método) ideal para isso.

Lembro-me uma vez que cheguei numa landingpage para venda de um curso, e no começo parecia tudo bem clean, gostei, tinha um vídeo para assistir bem no início. Depois de 10 minutos assistindo ao vídeo eu já estava me perguntando porque eu ainda estava lá. Após o vídeo terminar, fui "rolando" a página, e mais texto, mais argumento, e nesse momento já tinha desistido de qualquer possibilidade de comprar o curso, pois, já estava irritado. Porém, uma coisa me deixou curioso, como comprar? Não havia nenhum botão de comprar, de mais informações, ou qualquer outra coisa. Esse foi um exemplo horroroso de alguém que não pensou na experiência do usuário - informações excessivas, e falta de clareza em como concluir a ação esperada.

Um dos fatores de sucesso de alguns sites é justamente porque entregam o que os usuários estão buscando. Resolver a "dor" do cliente tem um poder incrível de atração e engajamento. Colocando dessa forma, nem parece UX Design, não é? Mas, é justamente sobre isso. Trata-se de melhorar a vida das pessoas, facilitar o processo, aliado à filosofia da empresa.

Design - Encantando

Apesar de não ser um designer profissional, sou um fã e entusiasta do design. Sou capaz de ficar olhando para uma cadeira e ficar pensando, porque é daquela forma? A harmonia das cores, fontes, formas, é algo fantástico, seja numa peça publicitária, seja num site, seja num produto. Vejo com fascínio quando entrego um wireframe para o setor criativo e os designers fazem a mágica acontecer por cima daquele esboço. A informação clara, com os destaques certos, no lugar certo, faz sim muita diferença na experiência do cliente/usuário.

Valer-se da arquitetura da informação, estratégias de copywriting, conhecer o momento da compra ("momento da verdade do cliente"), tudo importa para o UX Design. Saber onde vai cada peça, cada pedaço do seu aplicativo ou website podem impactar totalmente o seu negócio. Nesse momento, o profissional de marketing deve estar atento e contar com a colaboração da equipe e ferramentas para um produto final encantador. Nesse ponto, vemos que o UX Design deve estar alinhado à estratégia de marketing. E se tudo estiver correto, esse design pensando na experiência do cliente vai impulsionar essa estratégia.

Colocando numa concatenação de ideias, podemos relacionar o marketing ao UX Design assim:
CONHECER O PUBLICO (segmentação) > ESTRATÉGIA DE MARKETING > INTERFACE PERSONALIZADA (Usabilidade+Funcionalidade) > DESIGN AJUSTADO. (Se eu fosse designer teria feito um infográfico, e teria ficado bem melhor e mais claro).


Portanto, o UX Design é um poderoso aliado ao marketing digital. Especialmente pela forma de se pensar focando o cliente. Pensar em melhorar a experiência do usuário impacta as estratégias de campanhas, sites e a entrega de produtos e serviços. Fez sentido para você? Mande-me sua opinião!


Links citados no texto:
© all rights reserved
made with by templateszoo