O Trabalho de um YouTuber

Já parou para pensar no trabalho de um Youtuber? Qualquer produtor de conteúdo tem um trabalho árduo para prosperar. Confira!


 O que faz, ou precisa fazer, um YouTuber? Que conhecimentos e práticas fazem parte de sua rotina? Bora falar um pouco sobre isso!

Recebi um convite inusitado neste semestre de uma escola particular. A ideia era ajudar num projeto com os alunos do ensino fundamental anos finais, que eles denominaram de Youtuber (nome dado à matéria). A área educacional sempre foi uma das minhas paixões, por isso, sou professor já tem um bom tempo. Mas, sem dúvida, essa matéria era um desafio. Lembrei-me de alguns amigos que são YouTubers (vivem disso), da trajetória e lutas deles. E obviamente, de todo conteúdo teórico que tinha a respeito. Uma das metas era revisar o projeto e passar aos estudantes o que seria essencial, e vou compartilhar um pouco com vocês sobre esse tema.


O Fabuloso YouTube

Muito tem se falado da plataforma de streaming do Google, especialmente pela importância que ela tem, sendo o segundo site mais acessado do mundo (perdendo apenas para o buscador Google). Dessa forma, certamente você já deve ter visto coisas do tipo, “viver de YouTube”, o “YouTube como estratégia de vendas”, “YouTube para empresas”, e por aí vai. Realmente, com uma audiência gigante e cativa, esse gigante é um local fértil para muitas ações de marketing e até de empregos. Você tem usado o YouTube em suas estratégias?


Contudo, poucos imaginam, ou realmente sabem, a dura realidade dos profissionais que utilizam essa plataforma, especialmente dos criadores de conteúdo. De fato, muito mais do que gravar vídeos, eles devem estar atentos a outros fatores. Resumidamente, veja abaixo algumas habilidades e assuntos que o YouTuber deve dominar.

  1. Produção

Nem precisava falar, mas, para ser um YouTuber, tem que fazer vídeos. E aqui entra a produção de vídeos, que envolve coisas do tipo:

  • Roteiro - Saiba antes como será o seu filme.

  • Filmagem - Apesar que alguns vídeos são feitos totalmente na edição (o YouTuber não aparece), outros por inteligência artificial, porém, o normal é que haja uma filmagem. Nesse caso, o YouTuber deve preocupar-se com: equipamento de filmagem, cenário, figurino, iluminação, enquadramento e áudio.

  • Edição - Chegou o momento de fazer os cortes necessários, aplicar zoom, transições, efeitos, legenda, imagens, montagens, equalizar o áudio, trilha sonora e tudo mais para deixar o seu vídeo ainda melhor.


  1. Postagem

Com o filme pronto, agora é necessário disponibilizar o vídeo na plataforma de streaming, ou seja, postá-lo. Simples, não é? Nem tanto quanto parece. Aqui o YouTuber deve compreender coisas como:

  • Formatos do vídeo - proporção do vídeo, tamanho da tela, tipos de arquivo, podem afetar ou até impossibilitar a postagem do mesmo. Alguns formatos não são aceitos pelo YouTube, outros podem deixar o seu vídeo mal adaptado para o seu objetivo. Por exemplo, dependendo da resolução de tela ou do tipo do arquivo, o YouTube não aceitará o seu vídeo.

  • Direitos Autorais - O YouTuber deve conhecer as normas da plataforma, especialmente com relação aos direitos autorais, senão pode ter todo o seu trabalho perdido. Por exemplo, se você gravou o vídeo e colocou uma trilha sonora de um artista de sucesso que você gosta, provavelmente terá infringido os direitos autorais e poderá ter o seu vídeo desmonetizado, ou até pior, banido.

  • YouTube Studio - Durante o processo de postagem, algumas configurações no seu canal e do YouTube Studio deverão ser feitas. Conhecer as possibilidades dessa ferramenta, e como cada coisa impacta é fundamental. Além disso, durante a postagem elementos como: título, descrição e miniatura, deverão ser muito bem pensados.

  • Arte de capa  (miniatura ou Thumbnail) - Por incrível que pareça, além de estratégica, a capa é um elemento importante na postagem do vídeo.

  1. Divulgação

O nosso YouTuber produziu o vídeo, postou com olhar atento em todos os detalhes e está todo orgulhoso do seu trabalho bem feito. Contudo, só ter o vídeo postado não é garantia de que as pessoas o assistirão. Ele precisa divulgar o vídeo! 

Essa é uma etapa que exige um esforço além da plataforma, e alguns conhecimentos em marketing digital são muito bem vindos. A divulgação envolve:

  • Elementos de SEO - Na verdade, a divulgação começa até mesmo antes do roteiro, na escolha dos temas dos vídeos. Saber escolher os temas dos vídeos e ter títulos criativos, já ajudam muito para o vídeo ser encontrado. Então, quando você otimiza o seu vídeo para os buscadores, na verdade, o próprio YouTube estará divulgando o seu vídeo para outras pessoas.

  • Capacidade de interação - Sim, uma das formas para você divulgar o seu vídeo é contar para as pessoas que ele está lá disponível. Isso inclui divulgar no seu WhatsApp, redes sociais, e-mail. Ou seja, o YouTuber tem que sair falando mesmo e enviando o link do vídeo para outras pessoas. Até mesmo fazer comentários pertinentes em conversas, fóruns e grupos que falam do tema do seu vídeo, ajudará a divulgá-lo.

  • Anúncios - Anúncios pagos também o ajudarão.

  • Parcerias, colabs (vídeo com participação de outros youtubers), e por aí vai.

  1. Monetização

Esse tópico representa muito para o YouTuber, pois é onde ele faz o ganha-pão. E quando falamos de monetização vai além da própria plataforma do Google. Vou apenas citar alguns meios de monetização para o YouTuber, mas, esse tópico merece uma postagem a parte. São eles:

  • Adsense do Google - o youtuber passa por um processo de aprovação, e em breve virão novidades sobre isso;

  • Comunidades e Subscrições - o próprio YouTube oferece, através do programa Adsense, a subscrição da audiência;

  • Lives - aqui entram os comentários em destaque e stickies personalizados - também passa pela aprovação do YouTube;

  • Parcerias comerciais (patrocínios);

  • Mídia Kit;

  • Venda de produtos por indicação.

  • Afiliações.


Perceba que a vida de YouTuber não é um “mar de rosas”. Na verdade, é uma rotina de produção de conteúdo e gestão muito grande. E os resultados vêm com o tempo e constância. Ou seja, nada é do dia para a noite (o que pode gerar alguns problemas emocionais, como ansiedade). Você encontrará biografias, filmes e outros materiais sobre esse assunto com certa facilidade. Contudo, cabe aqui uma grande reflexão, não somente sobre o produtor de conteúdo, mas, sobre como essa plataforma tem sido um grande instrumento de mídia e influência na sociedade. E por haver grande audiência, muitos anunciantes, parece que esse império ainda vai perdurar por um bom tempo.


© all rights reserved
made with by templateszoo