Guia Descomplicado de Tráfego Pago - 01

A gestão de tráfego é um assunto que merece destaque, não acha? Afinal é uma das bases do marketing digital. Então, vamos de mini curso, confira!


 O "Guia descomplicado de tráfego pago para negócios digitais" foi idealizado, produzido e distribuído pelo professor e profissional de tráfego Douglas de Castro. Ele tem se posicionado como referência no mercado há muitos anos e certamente tem ajudado milhares de pessoas com os famigerados anúncios online. Tratamos sobre o gestor de tráfego neste outro artigo (sua importância e atuação), e falaremos mais sobre a profissão e o que fazer para atuar nessa área do marketing digital. Por isso, trago parte deste guia do prof. Douglas, que além de explicar "o quê" trará estratégias para saber "como" fazer tráfego pago. 

O termo "tráfego" ficou muito famoso na internet quando começou a ser usado por produtores digitais especialmente no nicho de marketing digital. Na verdade, refere-se ao volume de pessoas visitando um site, uma página de venda (landingpage) ou perfil de rede social. Essa atração geralmente é feita através de anúncios, seja no Google ou nas redes sociais. Ou seja, as pessoas vêem o anúncio, clicam nele e são levadas a uma página de destino. A página que ninguém sabia da existência começa a ter visitas de pessoas, um movimento, um tráfego de internautas. Dessa forma, se ninguém visitar a página do seu produto, ninguém o comprará, daí a importância do tráfego, de levar pessoas até essa página para realizarem a compra. Então, o bom gestor de tráfego, faz bons anúncios para levar pessoas "qualificadas" (que desejem comprar) a essas páginas.

Com a palavra o professor:

O que pode ser vendido na Internet

 O objetivo do tráfego, independente se é pago ou orgânico, é a venda. Claro que existem anúncios que apenas reforçam a marca de uma empresa, mas o que importa, no final, é a venda. E, na internet, você pode vender praticamente tudo. Veja só:

  • Produtos físicos: geladeira, tênis, roupa, carro, ar-condicionado, cápsula de emagrecimento, etc.;
  • Serviços: manutenção de ar, aula de violão, serviço de social media, etc.;
  • Produtos digitais: cursos, ebooks, seminários online, ferramentas online, etc.;
Dá para dizer que as possibilidades são praticamente infinitas. Mas para descomplicar o tráfego pago é preciso ter foco em um tipo de produto só. E nesse artigo vamos trabalhar em cima de um tipo muito específico: os produtos de transformação. Como o próprio nome diz, são produtos que produzem algum tip0o de mudança na vida da pessoa que consome aquele produto. Por exemplo:
  • Cápsulas: emagrecimento, crescimento capilar, etc;
  • Cursos: que ensinam a ganhar dinheiro na internet, que passam alguma dieta, que ajudam em algum tipo de relacionamento, etc;

Todos esses produtos são muito procurados na internet, e por causarem uma verdadeira transformação na vida de quem consome o conteúdo e aplica, são produtos muito lucrativos. Principalmente quando falamos de cursos online, que não tem nenhum custo por cada unidade vendida. O próprio artigo de um blog pode ser um produto de transformação, quando o leitor aprende algo e aplica em seu negócio trazendo resultados. De todos os produtos vendidos na internet, o melhor tipo de produto para obter alto lucro é o produto digital de transformação.

O Processo de Vendas dos Produtos Digitais

Como acontece a venda de um produto digital (ou qualquer outro)? Para isso, vamos fazer uma analogia com uma linha do tempo, onde o começo é quando o cliente ainda nem sabe que precisa de alguma coisa e o final, é quando ele compra um produto. Vejamos as etapas presentes nessa linha:


  • Inconsciente: é quando o futuro cliente nem sabe que está com algum problema e você o alerta com um anúncio. Por exemplo quando ele (futuro cliente) vê a chamada: "Ei, você gostaria de aprender uma nova profissão que te paga até 10x mais que o mercado tradicional, e ainda te permite trabalhar no conforto da sua casa?" Pronto, você despertou o cliente para um problema/desejo que a pessoa nem sabia que tinha.
  • Consciente do problema: este é o estágio quando o seu futuro cliente já sabe o que ele precisa/quer, como no exemplo acima, ele já sabe que quer aprender essa nova profissão, mas ainda não sabe como. Chegou a hora de apresentar uma solução perfeita para essa pessoa. Neste caso, a chamada é diferente, por exemplo: "Eu preparei um aulão gratuito para te explicar tudo sobre a profissão de Gestor de Tráfego, que é aquela que mais cresce no digital e que qualquer pessoa pode começar do absoluto zero, sem saber nada de internet. É o seu caso? Clique aqui no 'Saiba Mais'."
  • Consciente da solução: este é o estágio em que o futuro cliente reconhece o seu problema e sabe que existe está em busca de uma solução. Tomando o exemplo anterior: seu futuro cliente se inscreveu no seu aulão e lá dentro você vai explicar tudo sobre a profissão de gestor de tráfego: como começar, como conseguir os primeiros clientes, onde aprender, etc. Só que no final dessa aula, você vai apresentar o seu produto para o cliente, dizendo que é por meio dele que a pessoa vai ter o método completo para se tornar um gestor de tráfego e conseguir viver apenas disso, e viver muito bem, com liberdade, etc.
  • Consciente do produto: neste estágio o futuro cliente tem o contato com o seu produto. Ele ainda não comprou, mas, já tem ciência dele, sabe bem do que se trata e a dor que ele resolve. Talvez ele esteja esperando uma oferta melhor, ou uma ocasião oportuna (no recebimento do salário, por exemplo) para adquirir. Neste estágio, voltando ao exemplo anterior, você pode impactar a pessoa com anúncios de depoimentos de outros clientes satisfeitos, vai falar sobre a garantia, explicar como funciona o curso por dentro... aí faz uma chamada para ele realizar a ação de compra e finalmente virar seu cliente.

Esse processo acontece em todos os mercados, com qualquer produto do mundo. Você precisa levar a pessoa desde o momento que ela nem sabe que precisa da sua solução, até transformá-la em cliente. Obviamente, nem todas as pessoas estão ali no primeiro estágio, quanto mais avançada ela estiver, mais fácil será essa venda. Porém, a quantidade de pessoas diminui conforme você vai avançando no nível de consciência. Funciona mais ou menos assim, vamos supor que você dê aulas particulares de música. Em sua cidade existem milhares (talvez milhões) de pessoas. A maioria nunca nem parou para pensar na possibilidade de aprender um instrumento musical (o que é benéfico para qualquer um). Desses alguns até têm vontade de aprender, mas, não sabem direito como ou não se acham com a capacidade para aprender. Desses alguns sabem do benefício, tem vontade e já sabem que existem aulas particulares para isso, inclusive online, porém nem fazem ideia de quem é você ou do serviço que você oferece. Mas, tem um círculo de pessoas em sua rede pessoal que sabem que você é professor e têm vontade de aprender. Percebe que esse último grupo é bem menos do que o anterior e assim por diante?


A compreensão desses estágios é fundamental no tráfego pago, pois, como vimos em cada um deles o anúncio, a comunicação, deve mudar. Colocamos os processos em uma linha horizontal lá no início, mas, poderíamos colocá-los na vertical. E como você percebeu, quanto mais acima (estágio "inconsciente"), maior o grupo de pessoas, e quanto mais abaixo, menor. Essa representação vertical, levando em consideração o número de pessoas, é bem visualizada como se fosse um funil.

Ao observar a imagem do funil podemos perceber como funciona o processo de vendas, e o mais importante, entender o estágio do futuro cliente, para saber anunciar corretamente para cada estágio. Repito, não há como ser um bom gestor de tráfego sem compreender corretamente cada estágio do funil de vendas. O Funil de Vendas é uma das bases para a gestão de tráfego, como veremos adiante. As estratégias de tráfego mudam de acordo com o estágio do funil. Juntamente com os anúncios (tráfego pago) e o copywriting (escrita publicitária), formam a tríade digital. Falaremos disso no próximo artigo. Traremos estratégias e análises nesse mini curso de gestão de tráfego. Acompanhem!

Quer aprender tudo sobre gestão de tráfego? Clica no banner abaixo! Qualquer dúvida, escreva-nos!




© all rights reserved
made with by templateszoo