Páscoa de Pistache

A Páscoa é um feriado maravilhoso! Muita coisa envolve essa data, e o marketing não está de fora. Veja minha análise!


Os indicadores econômicos apontam um crescimento nas vendas da páscoa deste ano, que tem suas características únicas. Foram lançados vários produtos para a páscoa 2023, e as vendas. Já a nível social, essa será uma páscoa mais tranquila do que a dos anos anteriores em termos de saúde pública (sem o corona-vírus com suas ondas e variantes). Contudo, nem tudo são "flores", e fatores como maior concorrência e matéria-prima mais cara, atrapalharam um pouco o desempenho comercial da páscoa neste ano.

A Páscoa Além do Chocolate

Em primeiro lugar nessa analise quero lembrar que a Páscoa não é uma data propriamente comercial mas, sim, religiosa. O feriado judaico-cristão da Páscoa traz uma mobilização religiosa gigantesca em todo o país. E isso mexe com o mercado em áreas que vão além da comercialização de produtos de chocolate. Como por exemplo, na comercialização de peixes, nas áreas que envolvem o turismo, e produtos religiosos (como velas, livros e decorações). Sem esse aspecto, acredito que o feriado não teria a mesma importância no mercado.

O significado religioso e cultural da Páscoa é muito importante para o brasileiro, e de alguma forma, leva-o a comprar mais. O mercado beneficia-se de uma alta nesse período, especialmente o setor de alimentação e bebidas. O ambiente propício a visitas e comemorações leva a mais gastos, pois, as pessoas planejam troca de presentes e agrados. O varejo apresenta um relativo crescimento (segundo a CNC estima-se um volume comercializado de mais de 2,4 bilhões de reais no varejo) o que faz dessa época uma das datas importantes no calendário anual de campanhas promocionais.

Claramente que o chocolate acabou tendo um papel de destaque nesse contexto. Este é o período do ano em que mais são vendidos chocolates e peixes. Porém, o comerciante de artigos eletrônicos tira proveito da data anunciando promoções e divulgando seus produtos, assim como as demais áreas do comércio. Ou seja, estou chamando a atenção para o planejamento de ações promocionais e sua importância. Como veremos adiante, muito do que acontece nesse período, tem a ver com um planejamento prévio, inclusive ao ditar tendências e modismos.  A páscoa, muito além do chocolate, acontece graças a ações de planejamento de marketing que a antecedem.

Vimos no início do ano os problemas de um gigante do varejo, as Lojas Americanas, e como isso afetaria a páscoa. Algumas fábricas chegaram a ventilar na ocasião que reduziriam pela metade a sua produção. Contudo, conforme anunciaram a Garoto e Nestlé, chegaram a produzir 12 milhões de unidades de ovos para a Páscoa, na fábrica em Vila Velha. Isso representa um aumento de 10% em relação ao ano passado. Houve também um aumento nas vendas chocolates em barra e caixas de bombons. Segundo o Data Shopee, (que mostra os dados de consumo do comércio eletrônico de sua plataforma), os ovos de chocolate foram trocados por outros produtos, como coelhinhos de chocolate e barras, por grande parte dos consumidores. Entre fevereiro e março esses itens de chocolate venderam mais do que o dobro do que os ovos de chocolate. Porém, a preferência dos consumidores nessa época ainda é pela loja física. Conforme uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro, 86,9% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar os presentes em lojas físicas, enquanto 7,9% em lojas virtuais e 4,5% de ambas as maneiras (dados do FECOMERCIO RJ).

Sensação da Páscoa

Uma coisa que chamou a atenção na Páscoa deste ano foram os lançamentos de novos produtos. Foram registrados pela ABICAB 163 novos produtos, com suas variações. E quero falar sobre estratégia de marketing aqui. Será que mais opções significam mais vendas? Bom, nesse ano o consumidor teve muito mais opções para escolher. E provavelmente muitas dessas opções você nem sabe quais são. Porém, teve uma que tornou-se a grande sensação dessa Páscoa, o sabor pistache, lançado pela Cacau Show.

O termo "pistache" chegou a ter uma alta repentina no Google a partir de março deste ano. Kopenhagen e Cacau Show lançaram produtos com esse sabor. O produto "Ovo de Páscoa laNut Pistache", da Cacau Show, chegou a ficar esgotado em algumas lojas. Nesta sexta-feira havia filas na porta das lojas da Cacau Show antes da abertura. Confeiteiros começaram a fazer Ovos de Pistache artesanais, produtores de conteúdo postando receitas e por aí vai. Virou sensação!

O site da Cacau Show chegou a ter problemas de acesso (pelo menos em nossos testes). Na verdade, nos últimos meses, a busca pela Cacau Show teve um pico nos buscadores, indo além do termo "páscoa" e "ovo de pascoa". E a pergunta que fica é, o que ela (Cacau Show) fez de diferente?

A resposta está no marketing de influência. Dependendo do contexto essa pode se mostrar uma opção arriscada, mas, tem dado muito certo para a Cacau Show. A marca tem usado influenciadores (e micro-influenciadores) para lançar suas novidades. 
No ano passado foi o sabor banoffe (Ovo de Páscoa Dreams Banoffe), que foi alvo das ações de marketing. Porém, neste ano o pistache teve um alcance maior. Passou a se tornar um objeto de desejo, uma espécie de sonho de consumo entre os ovos de chocolate. Ano que vem teremos um novo sabor? Provavelmente, sim, e naquele momento, o pistache perderá a sua posição no topo. Tudo faz parte do ciclo de vida do produto, o que é bem normal. Entretanto, a estratégia usada pode ser que seja a mesma, o marketing de influência. 

A Páscoa deste ano só não teve um desempenho melhor, graças a crise econômica que ronda o país. A alta no valor da matéria-prima forçou um aumento no preço dos ovos de chocolate. Além disso, o custo de produtos básicos e serviços, acabam impactando negativamente este período. Juros altos, menos crédito, não tem como negar que afeta negativamente. Especialmente, o micro empreendedor, que planejava faturar com páscoa na produção artesanal. Cada um, acaba "apertando o cinto" como pode.

Portanto, a páscoa deste ano nos mostrou que o planejamento aliado à estratégia certa de marketing podem mudar um cenário desastroso para lucrativo. Pessoalmente, ver esse movimento acontecendo, é para mim, que sou apaixonado por marketing, algo emocionante. Obviamente que há muito esforço, estudo e ações de marketing nos bastidores. Logo, esta é uma grande páscoa!

Independente do pistache, quero desejar-lhe uma FELIZ PÁSCOA! Que você tenha muita saúde e fé para comemorar esses dias tão significativos. E claro, muito amor no coração e paz na mente. Depois conta pra gente como está a sua páscoa neste ano.



© all rights reserved
made with by templateszoo