O mês de abril trouxe boas novidades no WhatsApp. Na verdade, foi um mês bem produtivo em termos de anúncios e atualizações do aplicativo. Acompanhamos tudo e trazemos em detalhes as novidades. Você também pode conferir as atualizações mais antigas neste artigo, e as funcionalidades já disponíveis neste outro artigo.
Podemos categorizar em quatro áreas as atualizações anunciadas. São elas:
Pagamentos
Na primeira quinzena de abril foi liberado o pagamento dentro de conversas do Whats para algumas empresas do Brasil. A ideia é facilitar a vida de pequenos empreendedores na hora de receber o pagamento. Na verdade, poder negociar, comprar e vender, tudo pelo chat do WhatsApp, sem precisar de ir para sites e outsourcing de pagamentos, agiliza muito o processo. Assim, você não perde o feeling da venda e pode fechar negócios com mais facilidade. Claro que se o seu negócio tiver o WhatsApp como base de atendimento e negócios isso fará mais sentido. E isso tem muito a ver com estratégias de marketing.
Imagine na situação, você faz uma campanha chamando a pessoa diretamente do anúncio para o WhatsApp. Ao fazer o atendimento no aplicativo você já pode mostrar o catálogo de produtos ou serviços, tirar dúvidas e fechar negócios ou vendas. Parece-me bem interessante! Por isso, muitos estão fazendo sua "base" no aplicativo, ao invés do site. Isso eu já não acho lá muito interessante, por questões óbvias de estar colocando toda sua operação nas mãos do aplicativo, que já se mostrou instável algumas vezes.
Contudo, não há dúvida de que serão operações bem seguras, pois, essa é meio que uma obsessão do WhatsApp. A tal da "criptografia de ponta a ponta" torna tudo mais confiável. Os pagadores podem fazer suas operações tranquilas usando cartões de débito, crédito ou pré-pagos Mastercard e Visa. Pequenas empresas que usam o app WhatsApp Business podem vincular um parceiro de pagamento compatível, como Cielo, Mercado Pago ou Rede, e criar um pedido dentro do app para aceitar pagamentos de clientes com segurança.
Mais Segurança
Como eu disse, e não é novidade, o WhatsApp tem uma super preocupação com essa questão de segurança. E eles irão incluir alguns recursos/melhorias para aumentar ainda mais essa questão:
- Conta Mais Protegida - A ideia é que ao mudar de aparelho a sua conta esteja blindada. A partir de agora, você terá que fazer uma confirmação a mais para habilitar a sua conta em outro aparelho.
- Verificação de dispositivo - Para aumentar a segurança das contas (e evitar que você use uma versão pirata do Whats) haverá uma verificação de dispositivo afim de evitar ações de malwares. Essa verificação ocorrerá via tokens e autenticação do ping. Toda vez que um cliente do WhatsApp se conecta ao servidor do WhatsApp, será exigido que envie o token de segurança que está em seu dispositivo. Você não precisa fazer nada, isso ocorrerá automaticamente via conexão. Se encontrar alguma infecção, a conexão é interrompida.
- Códigos de Segurança Automáticos - Sabe os códigos de segurança do WhatsApp? Não? Fique tranquilo, a maioria dos usuários nunca os viu. É um recurso de verificação para garantir que você está conversando com o destinatário pretendido. Você deveria acessar a aba Criptografia nas informações de um contato, daí podia confirmar a identidade da pessoa. Bom, agora isso ficará mais fácil, bastando clicar na aba criptografia.
Lembre-se que só você pode ativar: a verificação de duas etapas e o uso de backups protegidos com a criptografia de ponta a ponta.
Salvando
Ao implementar as mensagens temporárias, muitas conversas simplesmente vão embora. Porém, agora você poderá salvar aquilo que achar importante, antes que se vá. Trata-se do recurso “Salvar na conversa”. Contudo, se não foi você quem enviou a mensagem, o remetente original deverá permitir o seu "arquivamento" da mensagem. Para isso, o remetente será notificado quando alguém salvar uma mensagem e poderá decidir se permite ou não. Se você decidir que sua mensagem não poderá ser salva por outras pessoas, ninguém mais poderá guardá-la, e a mensagem será excluída quando o tempo expirar. Acho justo!Haverá uma pasta "Mensagens salvas" onde você poderá ver aquilo que salvou. Essas mensagens ficarão marcadas como Favoritos.
Sua conta do WhatsApp em mais de um aparelho
Conforme foi anunciado, uma mesma conta do WhatsApp agora já pode ser usado em vários aparelhos (até 4 aparelhos). Tudo bem que você já usava logando no WhatsApp web, celular e tablet, mas não era possível em outro celular. Cada telefone vinculado se conecta ao WhatsApp de forma independente, garantindo que suas mensagens, mídias e chamadas pessoais sejam vinculadas. Além disso, caso seu dispositivo principal fique inativo por um longo período, nós automaticamente desconectaremos você de todos os dispositivos complementares. Essa novidade é uma excelente notícia para equipes de vendas com um mesmo número sendo anunciado, especialmente para quem usa o Business.
Para o WhatsApp Web, agora ao invés do QR code, você pode receber um código único para se conectar. O que permitirá que outras pessoas que não estão com o celular por perto possam se conectar na conta. A ideia é mais produtividade em equipe.
Apesar de nem todas as funcionalidades anunciadas já estarem disponíveis, elas estão sendo integradas ao aplicativo gradativamente no mundo todo. Em pouco tempo já teremos todas ativas.
Portanto, o que temos visto é um esforço crescente do WhatsApp em melhorar, desenvolver e tornar o aplicativo cada vez mais presente em nossas vidas. Os usuários agradecem todas as melhorias, e que venham outras. Vejamos agora em maio o que mais será anunciado. E você, já está utilizando todas essas funcionalidades? Conta pra gente!
.