Blog é Uma Tendência Em 2023?

Na sua lista para 2023 está incluso a criação de um blog? Nesse post falarei sobre as vantagens e possibilidades de se ter um.


Que tal considerar a possibilidade de criar um blog nesse ano? Independente da motivação, cada vez mais pessoas e empresas estão criando seus Blogs para interagirem com o grande público da internet. Os temas são os mais variados possíveis, e praticamente tudo pode ser expresso nesses canais. E o melhor, funciona! São muitas as possibilidades de um blog em termos informativos, visuais (pode incluir imagens e vídeos), práticos e estratégico. Além disso, um blog traz otimização nos buscadores (SEO) para um site, e o torna mais atraente. Sim, são muitos benefícios, pessoais ou nos negócios, e se você tem gosto pela escrita, recomendo.

Uma Tendência Que Se Estabeleceu

Os Blogs se estabeleceram como uma mídia que já faz parte do dia a dia dos internautas. Isso deve-se especialmente ao poder do conteúdo. Ou seja, o conteúdo atrai as pessoas e até traz engajamento de muitos. Por exemplo, suponhamos que você quer uma receita de um suco detox. Então, faz uma busca no Google já imaginando um sucão delicioso. E adivinha onde certamente encontrará a receita? Isso mesmo, em um blog. Então, você começa a ler a matéria que tem uma super receita, e até com muitas ideias novas que você nem imaginava. Ao final da matéria, tem o link de um livro de receitas com muitas outros sucos e alimentos saudáveis. Caso realmente tenha gostado da matéria, provavelmente, irá checar o tal livro. Fez sentido para você? Esse é o ponto da questão! O blog agrega valor com conteúdo e traz a possibilidade de negócios. Pesquisas demonstram que:

  • Empresas com blogs recebem 97% mais links de entrada para seus sites;
  • Os blogs são a quinta fonte mais confiável de informações precisas;
  • 81% dos consumidores confiam em informações obtidas em blogs;
  • 23% do tempo médio na internet é gasto em blogs;
  • Um volume gigantesco de compras é feito através de blogs;
  • Como dito anteriormente, o blog é uma ferramenta poderosa para SEO.
Percebe que, se você é dono de um negócio, prestador de serviço ou apaixonado pela escrita, você realmente deveria avaliar a possibilidade de ter um blog? Creio que sim. Se você já for um feliz possuidor de blog, cuide bem dele. Empresas podem ter um blog inserido em seus sites institucionais. Ao passo que um e-commerce pode enfrentar alguma dificuldade com isso, dependendo da plataforma onde está hospedado. Contudo, se o seu caso for de um produtor de conteúdo, acaba tendo maior liberdade para escolher um local para bloggar. Então, deixe-me falar de algumas plataformas onde você poderá criá-lo.
  • Wordpress - A plataforma mais usada no mundo para blogs, é também a com mais recursos. Porém, não é a mais simples de se usar.
  • Blogger - O antigo Blogspot é também bastante utilizado. Apesar de ser mais simples de se usar, é mais limitado. Essa é a plataforma que uso.
  • Medium - De longe a mais simples para se usar. Basta criar uma conta e sair escrevendo. Mais nova que as opções anteriores, ela também possui um sistema para monetizar, chamado Programa de Parceiros, onde ganha pelo engajamento.
  • Ghost - Com algumas semelhanças ao Medium, o Ghost tem o diferencial de você poder ter uma grupo exclusivo de leitores, e poder cobrar assinatura deles. Particularmente, achei ele um pouco confuso no início, mas, depois você acaba se acostumando.

Claro que existem outras boas opções de plataformas para produtores de conteúdo. Entretanto, coloquei essas para fazer uma observação importante. E tem a ver com a monetização do seu blog. No caso do Wordpress e Blogger, você tem a opção de filiar-se ao programa do Google Adsense. Onde, o Google colocará anúncios em seu blog e você ganhará por visualização. Para se ter uma ideia, se o seu blog for sobre "Hobbies e Lazer" e tiver em torno de cinquenta mil visitas mensais, o Google lhe pagará $2244.00 (dólares) por ano. Obviamente esse valor aumenta ou diminui dependendo do seu tráfego. O Medium é mais limitado com relação a esse tipo de monetização; e o Ghost até tem integração com o Adsense, mas, acaba ficando meio sem sentido você cobrar uma assinatura de seus leitores e mostrar um monte de propaganda.

A tendência mundial dos blogueiros é evitar o Adsense e publicidades em excesso. Você já deve ter percebido que o texto fica muito poluído com propagandas, o que de certa forma, atrapalha a fluidez da leitura e a experiência do leitor. E há outras maneiras mais produtivas de se lucrar com um blog. Uma delas foi o exemplo que citei acima, atrair e conquistar o leitor.

Outra estatística interessante é que a maioria dos blogueiros, posta uma vez por semana apenas. Eu sou um desses. A explicação é que fazer um post de qualidade nem sempre é tão fácil e intuitivo, e nem sempre temos tempo disponível. Por exemplo, para produzir esse post, fiz testes durante dois meses nas plataformas citadas, pesquisa, e até busquei dados de livros. Por mais experiência e conhecimento que tenhamos, a pesquisa sempre ajuda na produção de conteúdo.

Um blog pode fazer parte de estratégias de marketing com sucesso. Seguindo as técnicas do marketing de conteúdo, o seu blog poderá ser uma poderosa ferramenta de comunicação e atração. E se você trouxer conteúdo de qualidade, acaba criando autoridade e credibilidade. Pense nesses elementos que falei juntos para seu negócio: atração, comunicação, autoridade e credibilidade. Fantástico!

Bom, irei fazer outras postagens sobre esse tema em breve, acredito ser pertinente tanto a profissionais de marketing, quanto a quem deseja expandir seus negócios online. E aí, você já tem um blog? Me manda o link! Caso ainda não tenha, sugiro um plano da Hostgator com Wordpress embutido, resolve a maioria das necessidades. Basta clicar no banner abaixo e criar o seu. Dúvidas, me escreva que lhe ajudo!

- -

Links:



© all rights reserved
made with by templateszoo