As Novas Apostas do TikTok para 2023

O TikTok traz novidades como vídeos na horizontal para atrair mais audiência e anunciantes, além de apoiar os produtores de conteúdo.


Quem aí achou que 2023 iria ser um ano tranquilo no mundo digital enganou-se. Prevejo socos, bombas, tiros, e muita briga pelo mercado. O "velho e bom" marketing de guerrilha nunca esteve tão aceso no digital, e a tendência é o circo pegar fogo. No "parquinho", o gigante chinês TikTok está mostrando a sua força e que não veio para brincar. A rede social que chegou como uma onda adolescente, mas, já se tornou a segunda maior do mundo, trouxe novidades neste mês e parece que teremos ainda mais. E claro que isso tem a ver com suas estratégias e campanhas de marketing digital.

 Após a pandemia forçar o crescimento do mercado digital temos visto uma profissionalização cada vez maior desse ambiente. Isso é muito verdadeiro para o marketing digital, que ainda sofre com muita desinformação e amadorismo. Por exemplo, a gestão de campanhas e divulgação de marcas e produtos fica cada dia mais cara, com contextos nebulosos e volúveis. Quem pensa em seguir uma receita pronta do tipo, "invista tanto em tal rede social e tenha tanto de resultado", corre um grande risco de decepcionar-se. O que estou tentando mostrar é que mais do que nunca um bom diagnóstico do mercado, seguido de um planejamento estratégico, são imprescindíveis para ter-se uma clareza das ações em marketing a serem realizadas. E o TikTok é uma das variáveis importantes como mídia. Irei destacar duas notícias do TikTok que demonstram uma grande intenção de atrair mais anunciantes e prometendo público qualificado.

Vídeos na Horizontal - Novo Formato de Mídia

Quando falamos em TikTok logo vem à mente o celular na vertical e aquela rolagem de micro-vídeos, certo? Esse é o formato que popularizou a rede social, e juntamente com seu algoritmo a fez um grande sucesso. Ok, eu sei que você se lembra das dancinhas também. O fato é que o TikTok conquistou a atenção do público, trouxe produtores de conteúdo junto, e até anunciantes. Passou a segundo lugar como mídia social preferida mundialmente, com mais de 4 bilhões de usuários, ficando à frente do Instagram, com mais de 2 bilhões (conforme a Semrush). O impacto no mercado foi tão grande que fez o Instagram mudar o seu formato preferido e "imitar" o concorrente. Contudo, ele chegou no segundo lugar, o primeiro ainda pertence ao Youtube.

O Youtube é gigante! Sua audiência já desbancou grandes emissoras, já conquistou grandes anunciantes e produtores de conteúdos. E uma das diferenças do líder para o segundo lugar é o formato de mídia, vídeos na horizontal. Pelo menos por enquanto, pois o TikTok anunciou o modo tela cheia horizontal e vídeos com 10 minutos. Ou seja, pretende atrair o público do Youtube e fidelizar mais o seu. E a empresa pensou em tudo, nos criadores de conteúdo, com um programa de incentivo e nos anunciantes, criando uma plataforma business para anunciantes.

Várias tecnologias, como o Programa TikTok Beta para remuneração de criadores de conteúdo, estão sendo lançadas. Em novembro foi anunciado a criação do TikTok Creator Marketplace (TTCM), que visa ajudar os anunciantes a encontrar os criadores de conteúdo certos. Ou seja, há uma preocupação em atrair anunciantes e promover criadores de conteúdo, transformando a rede social numa mídia perfeita para anunciantes e influenciadores. E os vídeos na horizontal foi um golpe forte no maior concorrente, e para se distanciar dos demais.

E agora, em qual mídia social você colocaria o seu anúncio? Sabendo do público gigante do TikTok e das facilidades para se anunciar por lá, realmente fica mais difícil chutar, não é? Para aumentar a sua dúvida, saiba que os grandes anunciantes estão migrando para lá. E o TikTok está fazendo de tudo para isso acontecer.

As Grandes Marcas Brasileiras No TikTok

 A aposta mais recente para atrair anunciantes foi a estreia do TikTok Ad Awards, premiação que reconhece as empresas e agências que mais souberam aproveitar o potencial de vendas na plataforma em 2022. No total contou com pequenas, médias e grandes empresas, dividas em sete categorias diferentes, com mais de 190 anúncios.

As categorias premiavam o foco em diversidade e inclusão, a co-criação junto aos TikTokers, engajamento da comunidade, o melhor planejamento de campanha, melhor áudio, as que aproveitaram melhor os hits adaptando ao negócio, e a que teve maior consistência entre orgânico e anúncio. Bem criativo, não? Eles trouxeram a premiação a um nível de mídia para a rede social mesmo e não apenas as melhores peças. Veja os ganhadores:

  • TikTok para todes: Dove + Oliver - That's not my name challenge
  • Parceria de milhões:  Rock in Rio + A-LAB Content Lovers - #RockInRioEuVou;
  • Tem aquela baita presença: Avon + Wunderman Thompson Brasil - #Avonscov: O Hit do TikTok;
  • Vai para a FY, caramba: Prime Video + DOJO - Raio X Prime Video;
  • Deixa baixo alto: Burger King/Zamp + David - Dueto Delivery;
  • POV: hitei no TikTok: Coca-Cola + Wunderman Thompson Brasil - Coca-Cola light, Coca-Cola normal, Coca-Cola trend no TikTok;
  • Isso aqui esquece, tá falando da elite: Guaraná Antarctica + Snack Content - @guarana


Conforme Comazzetto, "O prêmio vai disseminar boas práticas e referências para as empresas que ainda não investem na plataforma". A expectativa é que essa iniciativa ajude a trazer mais anúncios à plataforma. Essa pretensão não é apenas para as grandes marcas. Recentemente, ao criar o "Vem Comigo" o TikTok busca capacitar aqueles que comercializam produtos dentro da plataforma, micro e pequenos empreendedores. A ideia é informar e auxiliar esses empreendedores sobre o TikTok for Business, recurso voltado para anúncios das PMEs. O TikTok faz uma projeção de  que 85% dos usuários brasileiros após ver um vídeo no TikTok sobre um produto pela primeira vez pesquisam sobre ele.

Tumulto Na Retaguarda

Enquanto o TikTok foca nos vídeos e busca alcançar o mercado dos anunciantes, o Instagram preocupa-se com o BeReal, nova rede social voltada para fotos que abocanhou uma fatia dos usuários. Com isso, fez atualizações no aplicativo trazendo uma série de novos recursos buscam essa face "realista" e colaborativo entre os usuários. Entre as atualizações estão:

  •  Recurso Candid - para o compartilhamento de fotos duplas. Usa a câmera frontal e traseira do celular simultaneamente.
  • Notas Rápidas - frases que podem ser colocadas junto a sua imagem na aba de mensagens, com duração de 24h.
  • Grupos - anunciado anteriormente e ainda não lançado, é um tipo de perfil exclusivo aos participantes (seguidores) e colaborativo, onde as postagens não são mostradas aos demais perfis. Ou seja, o que você posta só quem está no grupo que vê, e quem faz parte do grupo pode postar também.
Outra rede social que sofreu nesse fim de ano foi o Twitter, com uma migração de perfis para o Koo.

Portanto, com as plataformas de redes sociais mostrando os seus "dentes" em busca de audiência, produtores de conteúdo e anunciantes, já prevemos um 2023 bem acirrado. O mesmo pode-se dizer das empresas que esperam conseguir clientes por lá, tendo que fazer um trabalho de marketing cada vez mais primoroso. Com o avanço do TikTok em 2022, ele consagra-se como uma opção de mídia, e deve ser considerado na sua decisão estratégica de anúncios no próximo ano. Será? Conte-nos sua experiência por lá!

Fonte: Exame

© all rights reserved
made with by templateszoo