Na maioria das escolas de ensino fundamental o principal assunto das crianças é o novo álbum de figurinhas da copa e suas cartas. Os felizardos que tem condições, ostentam as suas conquistas e achados. Mas, esse deixou de ser um assunto do público infantil e para muitos é algo pra lá de sério, e muito lucrativo. Para se ter uma ideia, a Panini (grupo editorial italiano com filial brasileira), espera faturar mais de um bilhão com esse álbum da copa do mundo de 2022 e suas figurinhas.
Experiência do Produto, Álbum da Copa de Capa Dura e Figurinha Dourada do Neymar
A Copa do Mundo já é um produto fantástico que movimenta todo um mercado em torno de si. A nível de marketing, é algo colossal. Dessa forma, o álbum de figurinhas oficial tem sido um sucesso desde o seu lançamento, em 1970. Algumas novidades chegam a cada edição, mas, a diversão (e o lucro) em torno dele é sempre grande. E talvez esteja aí uma dica de como um produto pode ser um sucesso. O álbum da copa carrega em torno de si esse fator de diversão, de unir amigos e família, da expectativa do que encontrar em cada pacote de figurinhas e a satisfação de quando se completa um time. Ou seja, o fator experiência do produto é fantástico (não é apenas o valor em si, mas, a experiência que ele proporciona). Pra comprovar o que estou dizendo, veja o gráfico do Google Trends mostrando o pico de buscas na internet pelo álbum desde o dia do seu lançamento.
Sim, o álbum de figurinhas da copa de 2022 já é um sucesso. Além do interesse dos internautas ter subido de 6 para 100 em uma semana, as vendas, com produto esgotado em algumas lojas, já demonstraram a força do produto.
As variações também são muito buscadas, como o álbum da copa de 2022 de capa dura, e as desejadas figurinhas "de ouro". Explico, como novidade, a Panini lançou neste ano um conjunto de figurinhas especiais de alguns
jogadores mais famosos, nas cores bordô, bronze, prata e ouro. Essas últimas, são raridades para colecionadores. A figurinha dourada do Neymar, por exemplo, já está valendo mais de 10 mil reais.
A Panini e o Álbum da Copa do Mundo
Outro fator interessante sobre esse case, é que a Panini é uma das muitas marcas que se beneficiam do marketing na copa do mundo. Muitas outras marcas estarão presentes nesse evento, e já estão faturando muito com a Copa. Mas, no caso da Panini, o produto em si (o álbum) acaba sendo maior do que a própria marca (a Panini). A implicação disso é que, se no futuro outra editora produzir o álbum da copa do mundo, provavelmente ele continuará tendo o mesmo sucesso. Ao passo que a editora não consegue ter a mesma dimensão de alcance nas diferentes faixas etárias com nenhum outro de seus produtos.
O mesmo pode acontecer com artistas que fazem sucesso independente da gravadora (se é que isso ainda importa), escritores e livros que independem da editora, e por aí vai.
Eu ainda não comprei o álbum de figurinhas da copa do mundo de 2022, e talvez nem compre. Mas, se você quiser saber como consigo fazer um diagnóstico online de produtos e termos, clique nesse link, que esse curso vale a pena você comprar. Receba!